Abracadabra 2 (2022)
Quando minha esposa veio até mim quase pulando de animação pelo lançamento de Abracadabra 2, eu pouco entendi.
Quando minha esposa veio até mim quase pulando de animação pelo lançamento de Abracadabra 2, eu pouco entendi. Eu não havia visto o primeiro, mas topei assistir junto. Assistimos ao 1 e logo em seguida ao 2. E embora o filme não esteja livre de defeitos, ele me enfeitiçou!
Abracadabra 2 se passa trinta anos após os eventos do primeiro filme, onde o trio de bruxas mais famoso do mundo é eliminado. Pulamos para 2022, quando a adolescente Becca ganha uma vela de chama negra, similar à do primeiro filme, e se junta com a amiga Izzy em uma espécie de ritual de aniversário e... já entenderam, né? O trio ternura da bruxaria está de volta!
E é nesses momentos iniciais do retorno das bruxas onde o filme mostra sua potência mágica, numa poção de nostalgia, diversão, encanto e excelente humor. O choque de realidade das bruxas de 1693 jogadas no ano de 2022 foi muito bem explorado, por exemplo. Imagine as três bruxas que você ama, numa farmácia, comendo creme facial pensando ser almas de crianças. É bom demais.
O resto do filme, porém, não surpreende. E embora haja um foco maior na protagonista, Becca, a resolução de sua questão pessoal é pra lá de previsível. E para ser sincero, não gostei de nenhuma das três adolescentes. Falta simpatia e o humor, entre elas, tenta se passar por inteligente, mas não funciona bem. Felizmente temos Minnie, Mary e Sarah pra investir nossa atenção e rir muito no processo. Cortesia de atrizes experientes, elevando a qualidade geral do filme além das expectativas da diretora.
Mas vamos ser justos: através das reações da minha esposa, foi fácil ver que a nostalgia é como mágica aqui. Há diversas referências ao primeiro filme e em geral ele capitaliza nos pontos fortes do original. A química das bruxas foi fielmente reproduzida, o humor e até mesmo um toque emocional mais ao fim foram os ingredientes perfeitos.
Assim sendo, embora a história peque em originalidade ou em entregar protagonistas cativantes, trazer de volta as atrizes do primeiro filme foi suficiente: Abracadabra 2 é engraçado, leve, despretensioso e ótimo para relaxar e dar umas risadas. Seu Halloween está salvo.
Nota: 3.5/5